21 de fevereiro de 2012

Irlanda passo-a-passo (Santo Irish)

Adorei esse resumão dos passos que se deve seguir para iniciar o intercâmbio na Irlanda. Vale muito a pena dar uma lida nessas dicas tiradas do site Santo Irish.


Intercâmbio para Irlanda passo-a-passo

Tudo que você precisa saber antes de embarcar rumo a Dublin:

1.Passaporte
(seu principal documento de viagem)
Confirme que seu passaporte está com validade para pelo menos seis meses depois de término do curso. Isso irá garantir que você possa aproveitar suas viagens nas férias com segurança e garantia que não vai ficar empenhado em nenhuma sala de imigração.

Saiba como tirar um passaporte em qualquer agência dos Correios ou pelo site: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte
2. A escolha da escola e duração do curso
Recomendamos inicialmente uma olhada em nossa sessão Avaliação de Escolas para ler algumas informações, comentários e recomendações. Uma vez que você tenha escolhido a escola de sua preferência, basta escolher a duração do curso, que variam de 4 até 25 semanas.
* Vale lembrar! Somente os cursos de 15 horas de aulas por semana e de 25 semanas de duração (= um ano acadêmico) dá direito a trabalhar meio período – 20 horas por semana, ou período integral durante as férias escolares, cerca de 40 horas por semana, Ou seja o pacote a ser solicitado deve ser o de 25 semanas de curso + 25 semanas de ferias.





3. Reservas

  • Passagem aérea: Você consegue comprar a passagem aerea direto com sua agência de intercâmbio com desconto para estudante. Reserve as datas de ida e volta a Dublin com antecedência para conseguir as datas desejadas. Os valores pagos em Reais variam de acordo com a taxa de câmbio do dia.
  • Acomodação: Preencha um formulário de inscrição fornecido pela agência, indicando datas e o tipo de acomodação desejada. Ex: host family (casa de família) , hostel, acomodação estudantil, etc. Cada tipo de acomodação possui preços e vantagens diferentes. Mas é necessário a comprovação mínima de 2 semanas de acomodação para comprovação na imigração.
  • Plano de Saúde: Selecione um plano de seguro de saúde particular completo (obrigatório). Veja o plano oferecido pela escola ou pelo outra empresa de Saúde. Ex. MIC, GTA, Seguro Governamental Med Cover, etc.
  • Após efetuar os pagamentos, aguarde o recebimento da comprovação da matrícula na escola e o endereço da sua acomodação.
  • Deve planejar levar para a Irlanda dinheiro suficiente para manter-se durante o curso.
    *(Meu comentário: vale lembrar que já há algum tempo as regras de imigração ficaram mais chatinhas. Precisarei levar 3 mil euros, no mínimo, para comprovar que terei como me manter durante a estadia na Irlanda)

      3.1. Opções de acomodação


4. Imigração no aeroporto de conexão

Antes de chegar no aeroporto de conexão para a Irlanda, preenche o Cartão de Desembarque (Landing Card) distribuído a bordo do avião pouco antes de pousar, com detalhes pessoais e o número do passaporte e do vôo. Apresentar-lo à imigração local junto com o passaporte e a bilhete aéreo para Dublin.


5. Imigração na Irlanda

Entrada: “All Passports”
Aeroporto de Dublin. Na chegada à Irlanda apresentar os seguintes documentos ao Serviço de Imigração – que é o único órgão autorizado a permitir a entrada de estrangeiros no país:
  • Passaporte válido para o período de permanência no país, + 6 meses (ou seja, validade de pouco mais de um ano no caso de um curso de 25 semanas);
  • Comprovante original de matrícula na escola informando o período de duração do curso e o endereço da residência (a escola enviará uma cópia da matrícula à Imigração com antecedência);
  • Comprovante de pagamento do curso e acomodação;
  • Seguro médico completo válido para o tempo proposto no país;
  • Comprovante de fundos suficientes para manter-se durante a estadia no país (mínimo de 3 mil euros para um curso de 25 semanas).
  • O passaporte é carimbado com validade de até 90 dias. Se a duração do curso é mais de 90 dias, é dado o prazo de um mês para registrar-se como estudante no escritório de imigração no centro de Dublin (Garda National Immigration Bureau – GNIB).


6. Saindo do aeroporto em Dublin

Depois de passar pela imigração você está livre para seguir adiante até sua acomodação. Informações sobre transporte no aeroporto de Dublin: http://www.dublinairport.com/to-and-from/location
  

7. Registro na Escola

O aluno deve apresentar-se na escola dentro de 2 dias úteis depois da chegada e fazer um Teste de Inglês para ser colocado numa turma apropriada.


8. Pedir um Cartão de Estudante local para obter descontos em transporte pública

Endereço: TCD Students´ Union, House 6, Trinity College, Dublin 2. Tel.: 6468432
Prencher o formúlario: “Full Time Student Travelcard Application Form”: http://www.studenttravelcard.ie/
Informações: http://www.iarnrodeireann.ie/dart/your_ … elcard.asp
Custo: 12 Euros + 2 Euros para uma fotografia tirado na hora


9. PPS(Personal Public Service)

O PPS e o documento que deve ser aplicado por todos os alunos, com o PPS você tem direito a trabalhar legalmente na Irlanda e alem disso ele e o único comprovante de endereço válido aceito pelos bancos Irlandeses, você  precisará ter uma conta para aplicar ao visto, portanto o PPS e imprescindível no primeiro momento.  o PPS demora de 5 até 10 dias úteis para chegar em sua residÊncia por correio). Dublin: http://www.abbottmatthews.com/map_dublincity.html
Apresentar os seguintes documentos: Passaporte ou Cartão de Registro GNIB, uma Carta da Escola e o extrato do banco. O PPS dá direto a trabalhar por meio período (20 horas por semana), e tempo integral durante as férias escolares (40 horas por semana).
Maiores informações:http://www.welfare.ie/topics/ppsn/



10. Conta Bancária

Juntamente com o passaporte, comprovante de endereco e PPS, o aluno deve se apresentar no banco filiado a escola e abrir sua conta pessoal.
No primeiro ou segundo dia do curso, fazer um depósito de 3 mil euros em um banco irlandês para gastos pessoais. O dinheiro pode ser sacado a qualquer hora. A escola fornece uma carta para facilitar a abertura da conta.

11. Registro no “Garda National Immigration Bureau” para obter permissão para ficar no país
Aguardar cinco dias úteis para receber o extrato do banco e apresentá-lo ao escritório da Imigração em Dublin (Garda National Immigration Bureau – GNIB), junto com o passaporte, o bilhete aéreo e a matrícula da escola. A escola apresentará uma cópia da matrícula ao GNIB com antecedência. Pegar um número de espera na entrada e preencher o formulário disponível no local (GNIB – 1). Aguardar a ser chamado para receber um Certificado de Registro GNIB – ‘GNIB card’ – que custa 100 Euros. Pagamento somente com cartão de crédito ou deposito bancário usando a ficha de depósito fornecido pela própria imigração.
Regulamentação fonte: http://www.garda.ie/angarda/gnib.html > Registration > here.
O passaporte é carimbo com permissão de ficar na Irlanda até o final do curso ou a data do embarque aéreo (retorno). Certifique-se que recebeu a classificação correta – um tipo de classificação dá direto a trabalhar, a outro, não! Endereço: 13/14 Burgh Quay, Dublin 2. T. 666-9100 E. gnib@iol.ie
 12. Registro na Receita para obter “Créditos de Imposto de Renda”Com o número de PPS, preencher o formulário “Certificate of Tax Credit -FORM 12 A” para obter Créditos de Imposto de Renda. O formulário, junto com outras informações, está disponível no website do Revenue: http://www.revenue.ie/ > Information … for Individuals > Students.


* Tomei a liberdade de atualizar algumas informações que não estavam atuais. Caso queiram conferir o original acesse o link http://www.santoirish.com.br/blog/irlanda-passo-a-passo/
* Imagem retirada do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário