5 de fevereiro de 2012

Passaporte


Acho que a maioria das pessoas sabem, mas não custa reforçar: o passaporte é um documento fundamental para essa viagem. Sem ele é impossível sair do Brasil e ir para a Irlanda (e ir para quase todos os outros países do mapa, mas não entrarei nesse mérito rs).

Enfim, como eu já planejava fazer o intercâmbio há alguns anos me programei e tirei ele em 2010. O procedimento foi bem simples pelo que me lembro.

Entrei no site da Polícia Federal (PF) e lá está tudo muito bem explicadinho, com todos os detalhes para requerer o passaporte, agendar a data da entrevista e os documentos necessários para tal.

Abaixo seguem os passos para solicitar o documento, conforme consta no site da PF:


Confira aqui as dúvidas mais frequentes

Bom, pelo que me lembro a parte mais trabalhosa foi agendar a data do atendimento em uma unidade da Polícia Federal. Na primeira vez que tentei a lista de espera estava de quase dois meses na unidade do shopping Ibirapuera - na época, o local mais perto para mim.

Entrava todos os dias na tentativa de adiantar o agendamento e nada. Até que um dia por volta das 10h55 entrei no sistema e ele havia liberado vários horários de atendimentos para o dia posterior. Como não poderia comparecer na PF no dia disponível pensei em entrar nesse mesmo horário alguns dias depois para ver se dava sorte novamente. E não é que deu!!! Entrei mais ou menos na mesma hora e consegui agendar para o dia seguinte o atendimento para tirar o visto.

(Quando uma amiga também estava tirando o passaporte dela eu entrei no site mais ou menos nesse horário - entre 10h55 e 11h - e consegui agendar para ela na mesma unidade. Sorte ou não, vale a pena tentar entrar, acho que pode ser o período em que eles "abrem o sistema" para novas marcações - pelo menos nessa unidade)

Voltando... no dia marcado para o atendimento cheguei lá 15 minutos antes (o que é aconselhado) e assim que me chamaram todo o procedimento foi bem tranquilo. Registrei minhas digitais, tirei a foto, entreguei meus documentos e dias depois fui buscá-lo.

* Imagem retirada do Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário