23 de março de 2012

Acabou o prazo! Precisamos de uma casa

Como falei no texto de ontem ter um lugar para ficar/morar é uma preocupação intensa de quem inicia a aventura do intercâmbio. Enquanto o prazo da acomodação fechada no pacote vai terminando a urgência em conseguir uma residência aumenta ainda mais. Por isso, muitos já começam essa busca logo nos primeiros dias de Irlanda.

Não sei ao certo como funciona a burocracia para conseguir uma casa do zero, mas sei que as coisas facilitam muito quando você aceita dividir com outras pessoas que já moram no local. 

Navegando nos sites de sempre (rs) encontrei várias dicas sobre como alugar uma casa na Irlanda. Vi que é possível alugar um quarto e até uma cama rsrs. A média que encontrei é que as pessoas costumam dividir um lugar com cerca de 5 pessoas quando a casa é grandinha. Mas há aqueles que preferem morar sozinhos ou com menos pessoas. 

O casal André e Stéfane, por exemplo, mudou recentemente para um apartamento e irão dividir com mais um casal. Já o casal Bruno e Carla, do blog Mundo a2, optaram por alugar um apartamento só os dois.  

Enfim, tudo é bem relativo e depende do quanto você quer e pode pagar em um aluguel.

A seguir tem um passo a passo (com imagens atualizadas, pois o post é de 2008 e com uma pequena mudança no final) bem legal do site e-dublin de como pesquisar casas/apartamentos no site Daft - um dos mais recomendados para tal:

Apesar de ter um monte de botão, só 2 interessam.


 
- Letting: você aluga “do zero”. Pega a casa vazia, e precisa enchê-la (de gente, não de móveis! As casas já são mobiliadas com pelo menos o básico: fogão, chuveiro, sofá, cama, geladeira e outras coisitas más).
- Sharing: “dividir”. O nome já diz. Você vai procurar apenas um quarto, em uma casa já habitada por seres humanos (ou não).
Se você acabou de chegar e ainda não tem emprego e nem muitos amigos, sugiro começar por Sharing.
“Bacana, agora apareceu um campo de busca com trocentas opções! O que eu faço?”


Calma Zé! É simples: você só precisa selecionar os bairros que deseja, média de preços e o tipo de quarto. O resto não importa agora.

Bairros: Números pares tem fama de serem melhores. OK. Mas não precisa ser D24! Se você procura algo próximo ao centro (ou no máximo 20 minutos) vá até D14 no máximo. D1, D3 e D7 são bem próximos do centro também.

Preços: coloque de 200 a 350. Você pode até deixar o mínimo em branco, mas vão aparecer coisas do tipo “150 euros/week”, ou seja: 600 mensais! colocando 200 já da uma filtrada nisso.

Tipos de quarto. Agora sim, vamos lá:
- Single Room: quarto individual. Só você, mas geralmente mais caro.
- Double Room: quarto com cama de casal. Ideal pra casais (deer)
- Twin Room: quarto com duas camas de solteiro. É como moramos atualmente. Fica mais barato, e se você conhece o indivíduo que vai rachar o quarto com você, excelente!
- Shared Room: vai rachar com um ou mais, e aí seja o que Deus quiser.
Sugestão: double (mesmo que sejam 2 amigAS) ou twin.

Selecionei, cliquei em Search: Pluft! Apareceram resultados:



Vou clicar no segundo anúncio, que parece interessante.
Cliquei, abriu:


Na página você tem informações sobre o local, o que é oferecido e etc




Nenhum comentário:

Postar um comentário