20 de março de 2012

Um pouquinho da cultura irlandesa


Saint Patrick 

São Patrício é o padroeiro da Irlanda. Alguns estudos dizem que ele nasceu no País de Gales e foi levado a Irlanda, após ser sequestrado por piratas e vendido como escravo, quando tinha apenas 16 anos. Ele conseguiu escapar, 6 anos mais tarde e iniciou seus estudos para se tornar sacerdote.
São Patrício viajou por toda a Irlanda para converter os pagãos ao cristianismo; ele instituiu mosteiros, criou escolas e igrejas para ajudar da conversão. Pregou durante 30 anos e morreu no dia 17 de março de 461 DC, data que é comemorada desde então o dia de São Patrício em toda o país e lugares onde hajam irlandeses.
Diz a lenda que São Patrício expulsou todas as cobras da irlanda, forçando-as ao mar onde se afogaram. Hoje é cientificamente comprovado que não existe nenhum vestígio desse réptil na ilha.
Bandeira
A bandeira irlandesa, aquela de 3 cores (verde, branca, laranja – por sua vez) foi inspirada na tricolor francesa.
O verde representa a tradição gaélica, o laranja representa os adeptos do rei William Orange e o branco indica uma paz duradoura entra os dois.
Independente se ela tem algum significado para você, há sempre uma bandeira hasteada em um algum lugar. Não só a bandeira, como também as cores são vistas por onde se passa.
Trevo
O trevo de três folhas, considerado o símbolo da Irlanda, provém da explicação da Santíssima Trindade feita por São Patrício. Foi com o trevo que ele conseguiu converter o povo ao catolicismo. 
Trinity College 
Foi a primeira universidade fundada na Irlanda. Possui uma belíssima arquitetura e abriga o livro de Kells (a bíblia celta ilustrada do seculo VIII). Cenas dos filmes de Harry Potter foram gravadas no interior da universidade, que pode ser visitada por turistas. 
Leprchaun 
Figura mitológica do folclore da Irlanda, o leprechaun (pronuncia-se /LÉP-re-cáum/) são pequenos homenzinhos muito astutos e vivem escondidos entre arbustos e florestas. Os leprechauns são conhecidos  como seres  alegres e se vestems à maneira antiga, com roupas verdes , um estranho chapéu de três pontas, avental de couro,  sapatos com fivelas. Estao sempre com um cachimbo na boca e usam bigode e barba. Adoram música e dança.
Mas não vivem em comunidades porque são briguentos. Preferem o isolamento e o sossego de suas pequenas casas construídas nas raízes das grandes árvores irlandesas
Diz a lenda que eles são os guardiões de diversos tesouros escondidos pelo mundo. Para obter tais tesouro (pote de ouro) é preciso capturar um leprechaun e não perdê-lo nunca de vista.  Se piscar, mesmo que por fração de segundo, ele desaparecerá de sua vista. Mas, se conseguir mantê-lo aprisionado pela força de seu olhar, o leprechaun lhe revelará, em troca da liberdade, onde se esconde o pote de ouro que fica no final do arco-íris.



Nenhum comentário:

Postar um comentário