9 de abril de 2012

Entrevista com Pedro (vai para Irlanda hoje)


Hoje publico a entrevista que fiz por e-mail com o Pedro Peixoto, 22. 
O administrador de empresas decidiu fazer o intercâmbio para aperfeiçoar seu inglês e também para conhecer a Europa.



Nome: Pedro Henrique Peixoto Silva
Idade: 22 anos
Profissão/formação (no Brasil): Administrador de Empresas
Data de embarque: 09/04/12


Bruna: Por que você escolheu fazer um intercâmbio em Dublin? Quanto tempo pretende ficar?
Pedro Peixoto: Primeiramente, pela facilidade de obter o visto, tanto de estudante quanto de trabalho. Se tudo der certo, e conseguir arrumar um trabalho, pretendo ficar um ano.

Bruna: Como foi essa decisão? O que te motivou a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
PP: Sempre tive vontade de conhecer a Europa, além de aprender outro idioma, e achei que a Irlanda seria o país ideal por atender essas duas escolhas. Como no último ano da faculdade acabei ficando desempregado, e estava muito difícil arranjar um estágio ou um trabalho efetivo mesmo com carteira, decidi que aquele era o momento ideal para se fazer um intercâmbio.

Bruna: Por que optou por fechar o intercâmbio diretamente com a escola?
PP: Com certeza a questão financeira. Apesar de no começo ficar um pouco com o “pé atrás”, hoje vejo que foi a melhor coisa que fiz.

Bruna: Como foi o processo? E como é o programa que irá fazer?
PP: Primeiramente, procurei me informar nas agências de minha cidade, e algumas acabaram me indicando a escola SEDA. Me interessei pela escola e acabei pesquisando mais sobre ela e acabei descobrindo que alguns brasileiros trabalhavam lá. Assim entrei em contato com o pessoal e em apenas uma semana já estava fechado o programa. Irei fazer um curso de seis meses de English for Business, para assim enriquecer tanto meu inglês, quanto meu currículo e vida profissional.


Bruna: Você acha que economizou dessa forma? Se sim, quanto mais ou menos?
PP: Tenho certeza. O mesmo programa oferecido pela agência, foi o que eu fechei diretamente com a escola, variando cerca de R$ 3.500, sendo que agência dizia que a única taxa que ela cobrava era U$ 100.

Bruna: Qual foi mais ou menos o valor do seu investimento no intercâmbio?
PP: Cerca de R$ 6.500.

Bruna: Quais são suas expectativas para essa nova experiência?
PP: As melhores possíveis, a experiência de conhecer um novo país, pessoas novas, uma nova cultura deve ser algo maravilhoso.

Bruna: Qual seria sua principal dica para um futuro intercambista na Irlanda?
PP: Pesquisar, pesquisar, pesquisar e ler MUITO, pois li muitos relatos de pessoas que não se adaptaram ao clima e cultura do país. Tenha certeza do que realmente quer para não abandonar o curso e investir em algo que não te dará nenhum retorno, tanto financeiro quanto profissional ou pessoal.


BOA VIAGEM Pedro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário