28 de outubro de 2012

Entrevista com Júnior Ramos - há 8 meses em Dublin


Foto: Arquivo pessoal
Neste domingo (28) publico a entrevista realizada com meu ex-colega de classe Júnior Ramos, de 22 anos.
Apesar de desejar fazer seu intercâmbio na Inglaterra, o jovem acabou optando pela Irlanda devido ao preço mais acessível e a possibilidade de trabalhar legalmente no país.

Confira:

­Nome: Júnior Ramos
Idade: 22 anos
Profissão/formação (no Brasil): Estudante/Trabalhava na área comercial
Data de embarque: 9 de fevereiro de 2012
Data prevista para retorno: indefinida

1 – Por que você escolheu fazer um intercâmbio na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
Júnior Ramos
: Na verdade eu iria para a Inglaterra, mas devido ao preço exagerado e a impossibilidade de trabalhar me fizeram desistir do UK (United Kingdom) e planejar um intercâmbio para a Irlanda. Em relação ao tempo aqui, pretendo ficar um ano ou mais.

2 - Como foi essa decisão? O que te motivou a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
JR:
Bom, foi uma decisão até que meio conturbada, pois eu queria mesmo era ir para a Inglaterra. Tinha até cotado ir para Bournemouth, sul da Inglaterra, mas escolhi a Irlanda. Mas só de poder estar perto do UK me fez um tanto feliz já.

O que motivou a deixar o Brasil foi a experiência e o privilégio de morar fora.

3 – Fechou o intercâmbio por intermédio de uma agência ou foi direto com a escola?
JR: Foi com a agência Gotolondon (recomendo)

4 – Como foi esse processo e como é programa que você está fazendo?
JR:
O processo foi feito lentamente. Li a respeito, procurei saber sobre a agência ... procurei por referências, comparei preços ... etc. O programa que eu fiz foi de seis meses de curso e mais seis meses de férias com direito a trabalho de 20h por semana nos primeiros seis meses e 40h por semana período restante.

5 - Você acha que economizou dessa forma? Se sim, quanto mais ou menos?
JR:
O contrato com uma agência sempre sai um pouco mais caro do que fechar direto, mas segundo meus cálculos devo ter investido uns R$ 250 a mais com a agência.

6 - Qual foi mais ou menos o valor do seu investimento no intercâmbio?
JR:
Passagens, curso, acomodação, seguro saúde mais a quantia pedida pela imigração (3.000 euros) saiu em reais cerca de 15 mil.

7 –
Como foi o processo de imigração ao chegar em Dublin e como foi sua adaptação nas primeiras semanas?
JR:
Cheguei em Dublin dia 10 de fevereiro de 2012 e a imigração foi bem tranquila. Pediram meu passaporte e a carta da escola. Mostrei e logo me deram o carimbo com o prazo de 30 dias para tirar o GNIB (visto de estudante).
Quanto à adaptação, sinto que foi bem rápida. Já me senti em casa aqui logo no meu segundo dia rs.

8 – O que está achando do intercâmbio? Sente que o nível da língua já está melhor do que quando chegou?
JR:
Intercâmbio é uma experiência MARAVILHOSA e única. Aconselho. Abre a mente da gente. Você faz coisas que nunca imaginou fazer ... é ótimo. Quem puder e quer fazer, faça! Vale cada centavo investido.
As aulas de inglês depende ... às vezes são legais, outras vezes não. Depende do que está sendo discutido na aula e também do seu humor rs. Mas sem dúvida meu inglês melhorou. Acho que pelo menos uns 70%.

9 - Você já está trabalhando? Se sim, com o que? Como conseguiu esse trabalho?

JR:
Trabalho sim, em uma loja de souvenir do Temple bar. Consegui arrumar entregando currículo mesmo e por macetes dado por uma amiga.

10 - Quais são suas expectativas para os próximos meses na Irlanda?
JR: As expectativas são viajar, estudar e trabalhar hehe.


11 - Qual seria sua principal dica para um futuro intercambista na Irlanda?
JR:
A principal dica para um intercambista na Irlanda é: não morar no centro e nem andar somente com brasileiros. Tenha amigos de outras nacionalidades também. Ah, e se dedique muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário