4 de novembro de 2012

Entrevista com Anderson Silva - há quase 4 meses em Dublin



Olá pessoal, 

A entrevista deste domingo foi realizada com o intercambista e blogueiro Anderson Silva, de 23 anos. Neste mês o jovem completará 4 meses de Irlanda.

Com pouco mais de um mês na ilha, ele conseguiu seu primeiro trabalho como cleaner. Entre os desejos para os próximos meses estão: que o dinheiro não vá rapidamente, que seja possível conhecer todo esse país e ainda vários lugares na Europa.


Nome completo: Anderson César da Silva 
Idade: 23 anos
Profissão/formação (no Brasil): Formado em Propaganda e Marketing
Data de embarque: 23/07/2012
Data prevista para retorno: Só Deus sabe.

Dublin em poucas palavras:
  Lugar com as lojas mais feias já vista pelo homem, porém todas conectadas com o facebook. Meio que mostra Dublin (de um jeito bizarro). O antigo se misturando com o novo e dando uma personalidade única para a cidade.
Gosto: Da tranquilidade que temos, paisagens maravilhosas e a possibilidade de uma boa vida sem precisar ter muito dinheiro.
Não gosto: As pessoas bebem demais aqui e muitos lugares deixam de ser atrativos por causa disso. Outra coisa é que as pessoas reclamam de tudo (têm várias aqui). E, às vezes, a solidão.

1 – Por que você escolheu fazer um intercâmbio na Irlanda? Quanto tempo pretende ficar?
Anderson César da Silva: Acho que uns 90% das pessoas irão responder que o motivo foi por ser um lugar mais barato e por fazer parte da União Europeia. E eu faço parte desse grupo, mas é claro que após pesquisar sobre a história e ver as belas paisagens você tem a surpresa agradável de viver em um país minúsculo e muito belo.

Quanto ao tempo, isso varia de humor. Tem dia que acordo e penso ficar apenas seis meses, tem dia que eu penso ficar para sempre, mas eu tracei alguns objetivos antes da viagem e acredito que os alcançarei em um ano. Caso não consiga e esteja bem fico mais outro.

2 – Como foi essa decisão? O que te motivou a deixar o Brasil em busca dessa experiência?
AS:
Foi tranquila, brincava com o povo dizendo que iria dobrar a esquina e depois de um tempo eu voltava. Ainda estou com esse sentimento. Sei que estou longe, mas não tanto (difícil de explicar rsrs). Sempre sonhei em fazer um intercâmbio, ouvia as histórias de alguns amigos que já fizeram e agora que tive a oportunidade vejo que foi uma decisão acertada, recomendo!

3 – Fechou o intercâmbio por intermédio de uma agência ou foi direto com a escola?
AS: Na verdade foi misto. Como sou formado em Marketing, digamos que eu consigo falar a língua dos vendedores. Então o curso + seguro governamental e acomodação foram diretamente com a escola. O seguro particular eu fechei com a agência, pois só consegui desconto por intermédio deles. Em todos os casos consegui condições muito boas. É questão de pesquisa e de ser um negociante.

4 – Você acha que economizou dessa forma? Se sim, quanto mais ou menos?
AS: Economizei sim. Nunca coloquei na ponta do lápis para saber o valor correto, mas comparando com alguns amigos que vieram na mesma época e estão fazendo o mesmo curso eu consegui economizar entre três mil e seis mil reais de diferença.

5 – Qual foi mais ou menos o valor do seu investimento no intercâmbio?
AS: O valor total passou de 20 mil reais (contando com o dinheiro que eu trouxe para manter na Irlanda). O valor só do curso + passagens ficou em nove mil reais.

6 – Como foi o processo de imigração ao chegar em Dublin e como foi sua adaptação nas primeiras semanas?
AS: Acho que tive a imigração mais tranquila da história. Simplesmente coloquei os papéis no balcão, o agente conferiu e não me fez nenhuma pergunta só pediu para tirar a foto e pronto. Quanto à adaptação, também não teve nenhum problema. Acredito que a única coisa que foi um pouco difícil foi entender as placas de rua. Aqui em Dublin para quem não sabe cada pedaço e lado da rua pode ter um nome diferente. Levou um tempo para memorizar o mapa na cabeça. Outras coisas curiosas que observei nos primeiros dias foi o uso do boiler para esquentar a água e as saias curtas das Irishs na balada. (Yeah)

7 – O que está achando do intercâmbio? E das aulas de inglês? Sente que o nível da língua já está melhor do que quando chegou?
AS: Experiência única e sensacional. Amo cada segundo aqui! Tive aula com três professores diferentes, com três metodologias diferentes e gostei de todas. Meu ouvido ficou muito mais apurado também. Já assisto séries e filmes sem precisar de legenda. Vejo entrevistas em inglês e entendo tudo claramente. Em conversação ainda estou um pouco travado em certas ocasiões, mas consigo manter uma conversa tranquilamente com qualquer um.

8 – Você já está trabalhando? Se sim, com o que? Como conseguiu arranjar esse trabalho?
AS: Eu arrumei um emprego de cleaner (faxineiro) em um mês e quatro dias. Consegui graças a um amigo que me avisou. Mandei o currículo por e-mail e fiz a entrevista. Mas eu pedi para sair depois de um mês e meio. Não estava valendo a pena e estava atrapalhando meus objetivos no intercâmbio.

9 – Quais são suas expectativas para os próximos meses na Irlanda?
AS:
Que o dinheiro não vá rapidamente (isso depende de mim rsrs), que eu conheça todo esse país, que o frio não venha, que eu arrume um emprego que goste e que tenha horários flexíveis, digamos assim. Que meu voluntariado seja uma divertida experiência e que eu possa viajar para vários países na Europa.

10 - O que é melhor e/ou pior em Dublin em relação ao Brasil?
AS: Não gosto muito de fazer comparativos, mas o estilo de vida aqui é alto e acessível. A tranquilidade reina, porém no Brasil temos um sistema de atendimento ao consumidor muito mais avançado. Sem falar dos bancos mais modernos. A Irlanda deve muito nesses aspectos. 

11 – Qual seria sua principal dica para um futuro intercambista na Irlanda?
AS: Saiba que é você quem faz seu intercâmbio. Não é culpa total da escola, da quantidade de brasileiros, do clima, dos knackers, etc. Então se você veio para aprender inglês se esforce para isso!



Um comentário:

  1. Hey hey,

    Foi uma honra dar entrevista para você Bruna, sucesso na ilha esmeralda =).

    ResponderExcluir