27 de novembro de 2012

Minha nada mole vida de babá


Pois é minha gente finalmente escreverei sobre minha experiência de au pair live out (quando vc não mora com a família).

- Primeiramente como consegui o emprego: 
Quando já estava entrando em desespero financeiro comecei a procurar emprego como babá. Apesar do receio de cuidar de crianças estava decidida a agarrar a chance, caso a tivesse. 

Na mesma semana em que comecei a me cadastrar em sites do segmento pedi para duas meninas, que trabalhavam como babá, darem um toque caso elas soubessem de alguma vaga aberta por aí. E por sorte do destino uma delas deu o número do celular de uma outra menina que estava passando a vaga dela temporariamente. Entrei em contato, marquei um encontro no dia seguinte e consegui o trabalho!!!! =) ... (Claro que a coisa só se confirmou mesmo depois de conhecer a mãe e as duas crianças - uma menina de 9 e um menininho de 7)

Tudo isso aconteceu em meados de setembro.

- Como foram os primeiros dias:
A menina que passou a vaga me acompanhou durante três dias e passou basicamente o que eu teria q fazer: arrumar a casa e as coisas das duas crianças, fazer o jantar delas, cobrar o dever de casa e a troca do uniforme deles... Falando assim pareceu bem simples, mas ..... Na prática ..... A história foi outra rs

Nos três primeiros dias tudo foi bem tranquilo! Ajudei a arrumar a casa, mas dediquei mais tempo a fazer companhia para as kids. 
Joguei muiiiito videogame com o mais novo e falei sobre roupas da moda com a mais velha kkk

Foi bem diferente e até divertida essa primeira experiência cuidando de crianças. Mas confesso que nesses três dias cheguei exausta em casa ... Acho que somatizei em meu corpo a responsabilidade por duas vidas.


- Segunda semana:

Aí é que o bicho pegou!

No primeiro dia nem preciso dizer que fiquei perdida né?! O receio de fazer algo errado foi gigante. 
Cheguei 1h mais cedo na casa conforme combinado para adiantar a limpeza antes de ir pegar o mais novo na escola - a menina de 9 anos vai pra casa sozinha.

A hora que cheguei na casa parecia que tinha tido uma revolução! Era roupa das crianças espalhadas pela casa toda e saí catando peça por peça e arrumando tudo. Quando fui ver já tinha dado a hora de buscá-lo e saí correndo com medo de não chegar a tempo.

Enfim, peguei o mais novo e começou o desafio maior fazer eles me entenderem e vice-versa. Após esse primeiro momento tudo começou a fluir! Não sei até hoje como as palavras em inglês saíram pela minha boca. Claro que diálogos simples, mas que sinceramente me surpreenderam.

Chegando em casa continuei a arrumar as coisas e ver o que teria que fazer para o jantar (eles comem por volta das 16h, 17h).

- Desafios dos primeiros dias (alguns continuam até agora rs)

1 - fazer os dois me entenderem e entender os dois;

2 - fazer macarrão a bolonhesa;
Até que deu certo hehehe só errei o tipo de macarrão que eles estão acostumados a comer com esse molho... Mas foi a mais velha que disse que era esse rs. O mais novo fez um showzinho. Não queria comer o macarrão porque era o errado ... Vê se pode! Aí depois de insistir ele acabou comendo tudo!

3 - Fazer o homework;
A mais velha eu nem precisei pedir direito ... Foi só falar uma vez que ela já foi fazer. Nos dias seguintes nem precisei falar nada!!!Já o mais novo .... Todo dia é um parto para fazer. Cada hora é uma desculpa ... "Eu quero fazer com meu pai, eu quero fazer com a minha mãe, eu não tenho lição"...
Alguns dias depois de muito insistir ele acabou fazendo. 

4 - Tirar o uniforme da escola;
Eu não sei o que há de tão gostoso no uniforme rs. Eles nunca querem tocar assim que chegam do colégio.... Vai entender, mas pelo menos eles acabavam trocando antes de saírem para brincar.

5 - Tomar leite no jantar;
Essa é uma regra da família. Todo jantar cada um tem que tomar um copo de leite. No começo da semana foi tranquilo, mas chegou na quinta e sexta e o "eu não quero" começou. 

6 - Limitar o número de doces no dia;
Essa tarefa foi (e é) difícil viu. Mesmo eu dizendo não eles iam no armário pegavam e saíam correndo kkkkk. Quando eu liberava um eles pegam dois e saíam correndo hahaha.

7 - Separar as brigas.
Nossa essa é a única parte que me estressou (e estressa). Eles brigam demais... Quando um está quieto o outro perturba e vice-versa. Falava bem brava para parar e nada ... Nem ameaçar que vou ligar para a mãe resolvia. (O bom é que em caso de briga conto para os pais e eles dão algum castigo). O melhor é que depois vem a calmaria e eles agem como se nada tivesse acontecido .... ou começam outra briga!

- Após pouco mais de dois meses nessa experiência:
Bom, com o passar dos dias fui ficando mais próxima dos dois e já posso dizer que entendo um pouquinho das personalidades e dos gostos. 

A menina é bem inteligente, adora cantar, dançar, é viciada em pasta bake e gosta de tudo do jeito dela. O mais novo é bem esperto também, ama videogame, adora assistir programas de lutas, é viciado em  futebol e adora provocar a irmã kkk... deve ser coisa de irmão mais novo rs (né Marcela?! - minha irmã mais velha)

Os pais são muito gente boa e bem rígidos na educação deles! Esses dias as crianças brigaram de se bater e eles testaram um castigo. Por dois dias eles ficaram sem videogame e sem computador. E deu certo!!! Eles nunca mais brigaram de se pegar na minha frente e isso já faz umas 3 semanas.

Enfim, a rotina se manteve igual até agora. Cada dia um desafio diferente e uns poucos dias surpreendentemente calmos  hehehe. A experiência tem sido muito boa!!! Nesses dois meses treinei muito minha paciência, aprendi a ser mais rígida, a lidar com crianças e meus dotes culinários melhoraram bastante kkkkk.

Em relação ao inglês nossa foi perfeito esse emprego! Apesar dos diálogos serem básicos da minha parte, minha compreensão do idioma continuou melhorando!!! Sem contar o vocabulário! Aprendi muitas palavras novas que eles usam no dia a dia.

A experiência está valendo muitooo. Mesmo com alguns dias mais estressantes e cansativos (afinal são crianças cheias de energia kkk), no balanço geral o saldo está sendo extremamente positivo!!!


Um comentário:

  1. Oi, Bruna. Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog! Já o tinha lido antes e gosto muito do que você escreve. O sentir-se cansada ao cuidar das crianças é uma questão emocional mesmo. Os pequeninos exigem uma certa "carga" emocional nossa muito grande. Eu sei porque tenho um primo que fica aqui em casa todos os dias e, muitas vezes, quando vai embora, me sinto exatamente como você escreveu. Boa sorte com as coisas e com a sua incrível jornada! Abs

    ResponderExcluir