21 de dezembro de 2012

Berlim - terceiro dia (Campo de concentração Sachsenhausen)



O terceiro dia em Berlim pode ser resumido em um dia de extrema reflexão.
Pela primeira vez (e acho que última) nós visitamos um antigo campo de concentração nazista.

Confesso que no dia anterior eu estava quase desistindo desse ponto em nosso roteiro, mas pensando melhor vi que seria difícil eu ter uma nova oportunidade dessa. Então, respirei fundo e continuamos com nosso plano.

Acordamos cedo, tomamos café da manhã e seguimos para a estação próxima ao hostel.

Conhecido como Campo de concentração de Sachsenhausen, aldeia a 3km ao norte de Oranienburg (estação na qual descemos), o local serviu de prisão para cidadãos vindos de 18 nações diferentes. Em seu primeiro momento serviu como abrigo dos judeus presos durante a Segunda Guerra Mundial e após seu fim foi utilizada para abrigar prisioneiros de guerra.


"A construção iniciou-se em 1936 e começou a funcionar como prisão política para os oponentes ao nazismo, a maioria deles comunistas. A partir de 1938 -após a Noite dos Cristais-, chegaram os judeus e somente a primeira leva contava 6.000 berlinenses. Estima-se que 200 mil prisioneiros morreram aqui, incluindo soldados soviéticos, gays e milhares de cidadãos de outras nacionalidades. Sachsenhausen era também escola de treinamento para guardas que seguiriam para outros campos de concentração na Europa. Hoje o local funciona como um museu, exibindo a história do campo com fotos e textos dentro das infames cabanas." (Informações do UOL Viagem)

Ao chegar na entrada meu coração já ficou apertado. Tinha consciência de que aquele passeio não seria o mais feliz, mas quando você chega aí é que a coisa pega. Não sei explicar, mas a energia de lá é diferente. E para completar lá havia nevado consideravelmente. O que contribuiu para o clima sombrio.

Enfim, antes da entrada do campo existe um museu com fotos, ilustrações e demais informações sobre o seu período de funcionamento. Alguns passos adiante já é possível ver o grande portão pelo qual os prisioneiros entraram e jamais saíram.

As fotos falam mais que palavras:






















Como chegar:

Tomar o S-Bahn 1 até Oranienburg (não confundir com a estação de metrô Oranienburg). Leva cerca de 45 minutos. De lá o ônibus 804 até a parada Gedenkstätte, ou siga à pé. Entrada gratuita. (do UOL Viagem)


Nenhum comentário:

Postar um comentário