11 de novembro de 2013

"A falta de sol é um pouco depressiva", diz jornalista que morou dois anos e meio na Ilha

Arquivo pessoal
Nome: Daiani da Silveira 
Idade: 28 anos 

Objetivo inicial na Irlanda: Aprofundar os estudos na língua inglesa. 

Quanto tempo ficou na Irlanda? Dois anos e seis meses 

Quando voltou para o Brasil? Dia 04 de outubro. [2013]


Por que decidiu voltar? Porque alcancei o meu objetivo de ter inglês avançado e percebi que para ter inglês fluente teria que ficar na Irlanda mais uns dois ou três anos, porém, trabalhando em subempregos. Estava com saudade da família e da minha profissão [jornalista].
 

Como foi sua primeira semana no Brasil? Foi bastante estranha. Achei tudo muito barulhento, o trânsito, as pessoas nas ruas, os vendedores ambulantes. Também chamou à atenção a poluição, pois na Irlanda tudo é bonito e preservado. Aqui no Brasil, além do lixo nas ruas, os prédios e poucos parques que existem são pichados.

Qual cidade você mora atualmente? Gravataí - RS


Você já conseguiu retomar sua vida profissional? Ainda não. A primeira semana foi adaptação ao fuso horário. Nas outras duas semanas seguintes visitei familiares e amigos. Agora que vou começar a focar a minha recolocação no mercado de trabalho.

Você já se acostumou com a “nova vida” aqui? Ainda não. Acho que vai levar um tempo até lembrar de como é viver no Brasil. Sinto muita insegurança quando saio na rua, evito assistir noticiários que mostrem a violência dos nossos centros urbanos. Olho para as ruas e acho tudo barulhento e sujo. Enfim, essa adaptação vai acontecer aos poucos.

O que mais sente falta da Irlanda? Dos parques. Era meu programa predileto ir aos parques. Quando eu não ia para correr ou me exercitar, eu ia para ler um livro, tomar um café ou então tirar um cochilo na grama verde ouvindo o canto dos pássaros. Deixava a minha bolsa com meu celular, dinheiro e documentos ao meu lado e podia dormir tranquila, nunca fui roubada. Essa tranquilidade e qualidade de vida é o que mais sinto falta.


O que NÃO sente falta da Irlanda? O clima. Para quem nasceu em um País tropical é complicado viver sem a presença do sol. No meu caso, o frio, a chuva e o vento não me incomodavam, pois sou do Rio Grande do Sul, onde o inverno é similar. Porém, mesmo com vento e temperaturas negativas, o sol está presente o ano todo para nos energizar. E na Irlanda, cheguei a passar meses sem a presença do sol. Sempre chovendo ou a tradicional neblina que deixa o País cinza.


Você voltaria para Dublin para morar ou estudar? Sim, se eu tivesse a oportunidade de voltar para Dublin para estudar, voltaria para um mestrado ou especialização na minha área. Acho que não voltaria para morar para sempre, pois a falta de sol é um pouco depressiva, principalmente no inverno, quando às 16 horas escurece e às 9 horas amanhece o dia.

Quais os planos para o futuro aqui no Brasil? Em primeiro lugar retomar a minha carreira de jornalista. Gostaria muito também de colaborar para a melhoria do nosso País, através da conscientização das gerações futuras, sobre a importância de preservar a natureza, respeitar as pessoas e ser solitário. Ainda não sei como fazer isso, mas acredito que educar as crianças é o caminho para um Brasil melhor. Quem sabe um dia poderemos dormir tranquilos em nossos parques, sem o medo de roubo, assalto, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário