21 de novembro de 2013

"Depois de viver em um lugar em que é possível trabalhar para viver é muito complicado conter a vontade de mudar para um outro lugar"

Arquivo pessoal


Nome: Marli de Oliveira

Idade: 33 anos
 
Objetivo inicial na Irlanda: Como a maioria eu queria falar inglês de verdade e realizar o sonho de morar fora. A princípio a Irlanda não era minha primeira opção, achei que nunca aguentaria o frio, mas com o tempo me apaixonei pela ideia de estar tão perto dos lugares que eu sempre quis conhecer. 

Quanto tempo ficou na Irlanda? Fiquei um ano. 

Quando voltou para o Brasil?  Voltei para o Brasil dia 23 de Abril de 2013. 

Como foi sua primeira semana no Brasil? A primeira semana foi de alegria, apesar de achar tudo meio estranho rs  .  Depois de um ano longe, reencontrar a família e os amigos é uma emoção que não tem preço. 

O que mais sente falta da Irlanda? No início eu sentia falta de tudo, dos amigos, dos passeios, dos bebês que eu cuidava, da vida despreocupada que eu levava em Dublin... acho que é uma espécie de luto pelo que deixamos para traz. Com o tempo a vida vai entrando nos eixos novamente. Eu ainda estou nesse processo de readaptação, mas o que realmente me faz falta é a segurança de poder fazer as coisas do cotidiano sem a preocupação com essa violência que está a cada dia mais absurda. 

O que NÃO sente falta da Irlanda? A única coisa que não sinto falta é do clima. 

Quais os planos para o futuro? Retomar a carreira, estudar outras línguas, viajar ... 

Se pudesse  escolher um dos dois países para viver "para sempre" qual escolheria? Ainda não tenho uma resposta definitiva para essa pergunta. O Brasil é um país de belezas infinitas e é aqui que moram as pessoas que amo e que são importantes para mim, porém depois de viver em um lugar seguro, onde as coisas realmente funcionam, as pessoas são educadas, em que é possível trabalhar para viver (ainda que em posições que não trabalharíamos aqui ) e não o contrário é muito complicado conter a vontade de mudar para um outro lugar.

Acho que eu não moraria novamente em Dublin porque já vivi essa experiência, mas escolheria outro destino na Europa se fosse o caso . 

Valeu a pena? Valeu muito a pena. Foi a realização de um sonho e não tenho do que reclamar, tudo deu muito certo, desde o início.

Consegui emprego logo no primeiro mês e a família era muito legal, tenho contato com eles até hoje e morro de saudades dos bebês.  Neste um ano de intercâmbio viajei mais do que em minha vida inteira, conheci lugares lindos, pessoas maravilhosas e reencontrei alguns amigos de longa data que estavam espalhados pelo mundo.  Claro que nem tudo é perfeito, mas enfrentar o que vier e amadurecer  também faz parte do intercâmbio.

Tudo o que vivi nesse período foi único, sei que farei outras viagens, visitarei outros lugares... posso até conhecer o mundo inteiro, mas nenhum lugar no mundo será como Dublin. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário