3 de novembro de 2013

"Não consigo parar de comparar... e a Irlanda sempre vence", diz intercambista que voltou para o Brasil

Reprodução Facebook


Nome: Diogo Hot
Idade: 26

Objetivo inicial na Irlanda: Primeiro objetivo era simplesmente pelo fato de morar fora e poder viajar para vários países. Sempre tive essa vontade. Na medida em que o sonho foi se tornando realidade passei a traçar outros objetivos: a melhora do meu inglês e consequentemente o certificado de Cambridge.

Quanto tempo ficou na Irlanda? Pouco mais de oito meses.

Quando voltou para o Brasil? Em fevereiro desse ano.

Por que decidiu voltar? Minha namorada, que foi comigo pra Dublin, ficou apenas cinco meses. Nós combinamos que eu ficaria até completar o curso, fazer minha prova e fazer meu mochilão. Completado isso, decidi voltar. Mas sempre falo pra ela que devíamos ter ficado mais.

Como foi sua primeira semana no Brasil? Sensacional. Rever as pessoas que amo, pais, namorada, irmãos, meu pug, depois de tanto tempo longe foi muito bom. Minha mãe fez todos os pratos que eu pedi, devo ter engordado uns 3kg naquela semana.

Qual cidade você mora atualmente? Belo Horizonte, MG.

Você já conseguiu retomar sua vida profissional? Sim, trabalho na mesma empresa que trabalhava antes de viajar. Trabalho com informática.

Você já se acostumou com a “nova vida” aqui? Não. Esse é o grande problema da minha vida, na verdade. Não consigo parar de comparar. E nas minhas comparações a Irlanda sempre vence. A questão da segurança que eu sentia nas ruas de Dublin sempre me vem à mente quando eu preciso desligar o celular quando estou andando nas ruas daqui, por exemplo. Lembrar de como minha namorada foi atendida pelo sistema de saúde de lá e saber que aqui, mesmo nos melhores hospitais, temos que esperar horas para um atendimento é complicado. Fora a pint de Guinness, que aqui é muito cara!

O que mais sente falta da Irlanda? Na verdade de tudo. Às vezes me pego pensando nos mínimos detalhes desses meus oito meses lá e vejo que sinto falta de qualquer coisa que, aos olhos de outras pessoas, parece uma grande bobagem, como voltar do Tesco com 20kg de compras e começar a chover do nada, mesmo quando não parecia que choveria. Mas a coisa que eu mais sinto falta, com certeza, é de tomar uma Guinness em algum pub com meus amigos, escutando uma “irish music” ao vivo.

O que NÃO sente falta da Irlanda? Da comida. Não que eu não goste de fish and chips, gosto muito aliás, mas sentia falta da nossa comida com frequência. Aquelas lojinhas que vendem feijão brasileiro salvaram várias vezes.

Você voltaria para Dublin para morar ou estudar? Voltaria, e na verdade espero voltar. Tenho planos de voltar em alguns anos e ficar mais da próxima vez. Tentar um emprego fixo e me estabilizar. Assim poderia morar onde gosto e visitar minha família no Brasil uma vez por ano.

Quais os planos para o futuro aqui no Brasil? Continuar trabalhando e tentar economizar o máximo possível para conseguir voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário