6 de novembro de 2013

"Sinto falta de trabalhar por um período justo e ter um bom ganho financeiro"

 
Reprodução Facebook



Nome: Carlos Fernandes
Idade: 36

Objetivo inicial na Irlanda: Estudar inglês e conhecer novas culturas, não só vivendo em outro país como viajando por outros países europeus.

Quanto tempo ficou na Irlanda? 1 ano

Quando voltou para o Brasil? Em março de 2013

Por que decidiu voltar? Ficar longe da família é, talvez, a questão mais difícil quando se está morando em um país distante. Eu já havia perdido o casamento de uma das minhas irmãs e minha outra irmã estava grávida da minha primeira sobrinha. E eu não queria perder também o nascimento dela. Em resumo, a decisão da volta se concentrou na família.

Como foi sua primeira semana no Brasil? Foi bem intensa. Foi uma semana inteira comendo pizza, churrasco, lanches e tudo aquilo que não era comum na Irlanda. Revi minha família toda. E é uma semana em que você tem um ano de história para contar. É o tempo falando sobre tudo que vc vivenciou em outro país, suas viagens, seus amigos gringos, enfim... e fazendo comparações com o Brasil.

Qual cidade você mora atualmente? Taubaté/SP

Você já conseguiu retomar sua vida profissional? Não. Está muito difícil e o país, como sempre, vive na utopia de que as coisas estão melhores.

Você já se acostumou com a “nova vida” aqui? Não e nem me acostumarei. Quando se tem a oportunidade de conhecer e viver uma vida onde as coisas funcionam, andam para a frente, em que existe respeito por parte de pessoas e governantes, segurança, enfim, tantas outras coisas, acostumar com o Brasil passa ser algo improvável.

O que mais sente falta da Irlanda? De trabalhar por um período justo e ter um bom ganho financeiro, da segurança, do poder de compra, do baixo preço de muitas coisas como roupas e viagens, por exemplo. Sinto falta da educação do povo no trânsito e no dia a dia, no “com licença”, “desculpe” e “obrigado”, do transporte público utilizado por ricos e não ricos. São tantas coisas inexistentes no Brasil que a lista seria enorme. Mas isso não se resume a Irlanda especificamente. Nos países em que visitei na Europa existe muito disso também.

O que NÃO sente falta da Irlanda? Essa é fácil: dos mais de 200 dias em média por ano de chuva e dos ventos com chuva e frio ao mesmo tempo.

Você voltaria para Dublin para morar ou estudar? Por quê? Voltaria para trabalhar. Para fazer o mesmo que eu fiz acredito que não. Mas se eu tivesse uma proposta de trabalho me mudaria pra lá sim. Ou, quem sabe, fazer uma ponte entre Irlanda e algum outro país europeu.

Quais os planos para o futuro aqui no Brasil? Na verdade não tenho planos maiores por aqui. As coisas não estão bem encaminhadas e a vontade minha e da minha namorada (que esteve comigo em Dublin e que já havia morado por lá por 2 anos) é de morar em definitivo em outro país. Dentro do nosso planejamento de vida não há nada que se encaixe no Brasil. Não vemos futuro para o país e sabemos que as condições lá fora são infinitamente maiores. Não estamos felizes vivendo aqui. Quando se tem a oportunidade de conhecer o lado bom é lá que vc quer estar.

Um comentário: