4 de dezembro de 2013

"Sinto falta dos parques, da facilidade em viajar, dos artistas de rua... de muita coisa", diz intercambista que pretende retornar

Arquivo pessoal


Nome: Juliana Sato
Idade: 24

Objetivo inicial na Irlanda: Aprender inglês
Quanto tempo ficou na Irlanda? 10 meses
Quando voltou para o Brasil? Julho de 2013

Por que decidiu voltar? Para batizar a minha sobrinha e ver como estava o mercado de trabalho na minha área de atuação [jornalismo]. Os planos eram procurar emprego e se eu conseguisse uma boa colocação ficaria no Brasil.

Como foi sua primeira semana no Brasil? Fiquei deslocada, pois você acostuma com outra rotina e quando me vi em casa sem fazer nada entrei em desespero.

Qual cidade você mora atualmente? Ribeirão Pires- SP

Você já conseguiu retomar sua vida profissional? Não, apenas continuei fazendo alguns freelas (daqui e de lá). Voltei e me deparei com uma realidade muito ruim na minha área. Confesso que estou desanimada. As ofertas de trabalho estão piores, no entanto, foi bom para pensar e rever o que eu realmente queria seguir dentro do jornalismo.

Você já se acostumou com a “nova vida” aqui? Bom, se eu tivesse retornado e encontrado um bom emprego, com certeza eu já estaria embalada na rotina, mas como estou em casa, só fazendo freelas desde que cheguei, não me acostumei não, pois ninguém gosta de ficar em casa, né? Rs

O que mais sente falta da Irlanda? Sou suspeita para falar de Dublin porque eu, literalmente, amo aquela cidade. Sinto falta do inglês diário, dos meus amigos, dos parques, da facilidade em viajar, dos artistas de rua, das minhas lojas preferidas, enfim, de muita coisa!

O que NÃO sente falta da Irlanda? Do inverno rigoroso.

Você voltaria para Dublin para morar ou estudar? Por quê?  Sim, estou empenhada em voltar, procurando emprego aqui e lá e se eu tiver oportunidade volto sem pensar duas vezes.

Quais os planos para o futuro? Quero fazer alguns cursos direcionados na minha área, fazer uma pós, fazer outro curso (aqui ou lá) para ter realmente o meu inglês fluente. Só não sei ainda a ordem em que eu vou colocar em prática esses planos. Vou deixar as coisas acontecerem...


Nenhum comentário:

Postar um comentário